A apresentação contou com alunos do curso de canto popular e a Camerata de Violões do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
Foto: Divulgação / Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
Com arranjos envolventes e interpretações emocionantes, os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro encantaram o público durante o concerto “Amor em Canções”, apresentado no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus, na quinta-feira (10/07). O evento foi promovido pelodo Liceu, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A apresentação reuniu alunos do curso de canto popular da unidade Sambódromo e a Camerata de Violões do Liceu, em uma noite dedicada ao amor em suas diferentes formas. Com entrada gratuita e classificação livre, o concerto atraiu familiares, amigos e o público em geral, que acompanhou de perto o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
“Hoje a gente tem a oportunidade de ver a Camerata de Violões, que é um corpo artístico que se apresenta em vários lugares, junto com os alunos do canto popular. Eles mostram todo o potencial e tudo o que aprenderam ao longo do semestre”, explicou Ruth Madeira, gerente geral do Liceu. “A intenção é reunir familiares, amigos e o público para apreciar esse trabalho artístico.”
Foto: Divulgação / Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
A noite teve direção geral de Davi Nunes, supervisão artística de Fabiano Cardoso e coordenação pedagógica de Suzana Bomfim e Wanusa Assef. Foram 50 minutos de espetáculo com repertório cuidadosamente elaborado, misturando canções brasileiras e internacionais em interpretações solo e em dueto, acompanhadas por violões, piano e percussão.
Neil Armstrong, coordenador de música do Liceu, destacou: “O repertório foi preparado de acordo com as aulas que os alunos de canto popular tiveram. Eles estão cantando músicas brasileiras e internacionais… Foi baseado na experiência em sala de aula com os arranjos produzidos para a Camerata”.
Com canções como “Qui Nem Jiló”, “Amor, I Love You”, “La Vie en Rose” e “Thousand Years”, o concerto emocionou o público e valorizou a música como linguagem universal dos afetos. Para os alunos, a noite foi também uma grande oportunidade de vivência artística.
Foto: Divulgação / Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
“Eu sou aluna finalista do curso e foi maravilhoso trazer músicas de amor para o palco. Espero que quem veio tenha sentido esse amor que a gente quis expressar através das canções”, disse Henayara, uma das cantoras da noite.
De acordo com o regente da Camerata de Violões, Adonnay Júnior, a preparação envolveu três a quatro meses de ensaio. “Essa foi a estreia da Camerata em 2025, e pensamos nessa temática justamente para trabalhar com o repertório nacional e internacional popular. Os alunos estavam ansiosos e felizes em colocar em prática o que conhecem dentro desse contexto de amor.”
Na plateia, o público também se emocionou. “Já fui da turma do canto popular e foi nostálgico pra mim. Eles são muito bons, talentosos, e foi uma noite incrível”, comentou Guilherme Oliveira, 20 anos.